História do Santuário

11.10.1941 - Criação da Paróquia São José.

CALVÁRIO - Por iniciativa de Frei Plínio Maldaner, Frei Raimundo Braun e outras pessoas, surgiu a ideia da construção de um calvário que inicialmente assim se denominara. Após algum tempo, Frei Bruno Goettems e outras pessoas (franciscanas) achavam que o Calvário, não necessariamente precisava assim denominar-se, foi então que recebeu o nome de Santuário Parque São Francisco de Assis, que era um apaixonado pelo amor do Cristo Crucificado. A partir daí, começou se a investir, buscando retratar a vida de São Francisco de Assis.

01.07.1978 - Surgiu a ideia de fazer um "calvário", como ponto turístico religioso. Colocação das placas com nomes dos colaboradores, das comunidades e famílias.

22.07.1979 - Festa de inauguração das placas com o nome dos doadores. Colocação da Grande Cruz e da Luminária, poste de 18m, doados pela Casa Bretin.

09.11.1980 - Festa e colocação das imagens de Nossa Senhora das Dores, de São João Evangelista e a cruz esculpida em madeira.
Foram também colocadas as 14 estações da Via-Sacra.
Na entrada do Calvário, foi colocada uma pequena imagem de São Francisco de Assis.
Colocação das esculturas dos dois ladrões em tamanho natural, esculpidas por Jair Hullen.

1982 - Frei Raimundo Braun, o idealizador do Calvário, foi transferido para a Paróquia da Vila de Alegria e em seguida assumiu a paróquia de São José.
1984 - Frei Leonardo Braun assume a Paróquia de São José do Inhacorá, manutenção e continuação do Calvário. Frei Bruno também foi um grande pregador na 1ª Romaria do Calvário.

1984 - O Bispo Dom Estanislau deu um incentivo bem forte, quase uma ordem, de continuar as Obras do Calvário. Foi feita uma terraplanagem mais adequada no Calvário e plantadas muitas árvores.
1984/1985/1986 - Foram celebradas Mini-Romarias no Calvário.
1987 - Durante a Romaria, foi levada ao Calvário a Cruz Missioneira, uma recordação dos 25 anos da Diocese de Santo Ângelo, atualmente está exposta no lado esquerdo do altar lateral da matriz. Foi nesta época, desencadeado o projeto para troca de titulação de calvário para Santuário Parque São Francisco de Assis, também a escolha de uma comissão de voluntários para continuar as obras que foi assim constituida:
Coordenador executivo, Frei Leonardo Braun.
Coordenadora do embelezamento, Irmã Fidélis.
Construção da Gruta do Evangelho.

Construção do Grande Presépio.
Construção do paredão e calçamento da subida ao Calvário

24.12.1988 - Inauguração da Gruta do Evangelho e do Presépio.
1989 - Construção da Casa de Francisco (Franziskushaus), inicio da construção da Grande Gruta e do Painel "Cântico do Irmão Sol".
Colocação da Imagem de São Francisco na entrada do Santuário Parque São Francisco de Assis, imagem esta que foi adquirida em São Paulo, sob responsabilidade da Ir. Alícia Braun.
1990 - Conclusão da Grande Gruta, Colocação da Cruz de madeira, esculpida por Jair Hullen e construção dos "abrigos" das Estações da Via-Sacra.
1992 - Construção e pintura do "Painel do Leproso".
1993 - Construção do Painel da "Fraternidade Universal".
1994 - Construção da "Gruta Santa Clara de Assis".
1995 - Construção da "Gruta de Santo Antônio".
1996 - Calçamento até a Caixa D´Água e Escadaria.
1997 - Construção do "Poço Frei Junípero", "Força Trifásica" e campanha de doação dos bancos pelos grupos de família.
1999 - Campanha de doação dos bancos para o Santuário e colocação de uma placa em memória ao Frei Raimundo Braun, na entrada do Calvário.
2000 - Inauguração do "Painel de São Francisco", construído e pintado entre os anos 1992 e 1999, pelo pintor Sérgio Werle.
2001 - Construção do muro de pedras e melhoramento da iluminação.
2004 - Construção do Monumento à Água e do Pórtico de Entrada.
2005 - Colocação de uma placa em memória ao Frei Leonardo Braun, na entrada do Calvário.